Recurso rápido e sem burocracia

embrapii-recurso-rápido-sem-burocracia-540x278

A burocracia no acesso a recursos de fomento à inovação é uma das principais críticas que os empreendedores fazem aos programas e metodologias adotados atualmente no Brasil. Em alguns casos, o período decorrido entre o lançamento do edital e a captação efetiva de recursos pode chegar a oito meses. Foi com a motivação de solucionar esse problema que surgiu a Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial – Embrapii, criada em 2013.

A Embrapii disponibiliza recursos não-reembolsáveis à empresas que desejam implementar produtos ou processos inovadores, por meio de parcerias com instituições de pesquisa. Ao contrário de outros instrumentos, porém, a Embrapii não exige que as empresas participem de uma chamada pública para submissão do projeto de inovação. Basta que a empresa procure uma das instituições de pesquisa credenciadas e apresente seu projeto, para que seja avaliada sua aderência temática às áreas apoiadas pelas instituições e seu potencial de inovação. Sendo aprovado o projeto e negociadas as condições para sua contratação, o dinheiro já é disponibilizado e inicia-se a execução conjunta do projeto.

“A Embrapii veio como uma resposta à burocracia vigente em outros programas de apoio à inovação do governo, buscando atender a demanda das empresas por um processo de P,D&I mais ágil”, afirma a coordenadora da Inventta+bgi Tiara Bicalho. “Por meio desse novo instrumento, basta a empresa procurar a instituição de pesquisa credenciada, agendar uma reunião e discutir um projeto em parceria para elaboração de um Plano de Trabalho”, complementa.

Ampliação

No projeto piloto, três instituições foram credenciadas: IPT, INT e Senai – BA/Cimatec. O sucesso da iniciativa, entretanto, já levou a Embrapii a realizar, em agosto deste ano, uma chamada pública que selecionou outros dez centros de pesquisa tecnológica para sua rede, aumentando as linhas temáticas e o montante de recurso disponibilizado, estimado em R$577 milhões.

Atualmente, a instituição está em fase de recebimento e análise de documentação de sua segunda chamada. Serão selecionadas até cinco Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia que também irão compor o grupo de órgãos credenciados.

“Esse mecanismo já demonstrou ter uma aderência maior à realidade das empresas. Com a ampliação das instituições credenciadas, o número de setores contemplados se expandiu bastante, com destaque para as áreas de automação industrial, TIC e novos materiais”, aponta Tiara.

Pela metodologia do programa, o investimento financeiro da Embrapii não pode ultrapassar o teto de 1/3 do valor do projeto. A empresa, em contrapartida, também deve realizar um aporte correspondente a, no mínimo, 1/3 do total. O valor restante fica a cargo da instituição de pesquisa.

Para Tiara, a divisão é justa, uma vez que em outros instrumentos a contrapartida da empresa pode chegar a quase 2/3 do valor total do projeto. Entretanto, ela ressalta que alguns aperfeiçoamentos devem ser feitos a médio e longo prazo para beneficiar as micro e pequenas empresas.

O que é certo, na visão da coordenadora da Inventta+bgi, é que o programa da Embrapii estimulará a revisão de processos de outros instrumentos de fomento à inovação. “A própria Finep, como instituição referência no estímulo à inovação no país, deverá avaliar a flexibilização de seus processos, sob o risco de ficarem obsoletos frente aos outros instrumentos que estão surgindo. A tendência é termos programas com processos mais ágeis e flexíveis em relação aos itens apoiáveis e condizentes com a realidade das empresas”, conclui.

A Embrapii

Formalmente constituída em maio de 2013, a Embrapi foi qualificada como Organização Social pelo Poder Público Federal em setembro do mesmo ano. A assinatura do Contrato de Gestão com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI ocorreu em 2 de dezembro de 2013, tendo o Ministério da Educação – MEC como instituição interveniente. Os dois órgãos federais repartem igualmente a responsabilidade pelo seu financiamento.

 

Fonte: Inventta

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s