G is for Google (AlphaBet)

Como Sergey e eu escrevi na carta original fundadores, há 11 anos, “Google não é uma empresa convencional. Não temos a intenção de se tornar um AlphaBet” Larry Page

AlphaBet.com nova companhia contará com todas as divisões atuais do Google,alphabet_google flammarion Cysneiros que vão desde os serviços de internet centralizadas na Google Inc. a áreas como desenvolvimento e pesquisa em saúde (Calico), tecnologia (Google X) e investimento (Google Capital e Google Ventures). Ela herda assim os números da empresa, que em 2014 chegaram a uma receita de US$ 66 bilhões e renda líquida de mais de US$ 14 bilhões.

Basicamente significa que a Google pode construir um portfólio muito mais amplo de novos negócios sem necessariamente envolver a ‘marca Google.

Gráfico explica organização da Alphabet, nova empresa-mãe do Google

Se você acompanhou as notícias da última segunda-feira, 10, já sabe que o Google agora faz parte de uma companhia maior, a Alphabet. O Olhar Digital conta tudo neste link e, neste aqui, explica os porquês da nova configuração.

Mesmo assim, ainda pode ser um pouco complicado compreender o que está acontecendo. Pensando nisso, o pessoal do Business Insider organizou a nova empresa de uma forma gráfica, o que facilita bastante o entendimento.

Confira:

Reprodução

O Google está mudando, e não é pouco. A empresa está sendo reorganizada e reformulada para dar origem à Alphabet Inc., que será um guarda-chuva para todas as atividades da companhia. O Google como conhecemos hoje será apenas uma parte da Alphabet, embora ainda seja, disparado, a maior parte.

Como resultado disso, Larry Page, fundador e hoje CEO do Google, deixa o cargo para ser o executivo maior da Alphabet, enquanto Sergey Brin, outro fundador, se torna presidente da Alphabet.

O posto de CEO do Google não ficará vago por muito tempo. Sundar Pichai, que se notabilizou por seu trabalho com o Android, mas que ao passar dos anos começou a tomar conta de cada vez mais serviços da empresa, se tornará o novo chefe da companhia.

Reprodução
Sundar Pichai agora é CEO do Google; Larry Page e Sergey Brin comandarão a Alphabet

Segundo Larry Page, a Alphabet poderá controlar todos os projetos paralelos do Google, que estavam indo muito além dos serviços de internet que eram característicos da empresa. Isso inclui a áreas como o desenvolvimento das lentes de contato inteligentes para medição do nível de glicose para diabéticos e a Calico, focada no aumento da longevidade humana. Cada uma destas subdivisões da Alphabet terá seu próprio CEO.

A nova companhia também abraçará o que antes era chamado de “Google X” (agora deve se chamar apenas “X lab”), com os projetos ambiciosos de sempre, como o carro autônomo, o Glass, os drones, e etc. Os braços de investimentos serão separados do Google e se tornarão independentes, mas sob o controle da Alphabet.

Page explica que o nome da nova companhia significa “uma coleção de letras que representa a linguagem, uma das inovações mais importantes da humanidade, e é o núcleo de como indexamos com
o Google Search”.

Ele também observa que a Alphabet não deve se tornar uma grande marca para o consumidor. O objetivo é que cada uma de suas partes sejam independentes para desenvolver suas próprias marcas. Ou seja: o objetivo é deixar a nova companhia como plano de fundo gerenciando uma grande variedade de serviços, produtos e projetos que levarão seus próprios nomes de forma livre.

Mais Notícias:

O Google escondeu um segredo inusitado na página da Alphabet

10/08/2015 19h48
4
siliconvalley

Reprodução

Os criadores do Google pegaram o mundo de surpresa nesta segunda-feira (10) com a criação da Alphabet, uma empresa que terá o próprio Google como uma de suas subsidiárias. A nova marca já tem inclusive o próprio site, abc.xyz – que por acaso esconde um easter egg inusitado, relacionado à série de comédia Silicon Valley, da HBO.

Para vê-lo, acesse a página e clique primeiro no More para ver o restante do comunicado. Ali no meio, procure por “our drone delivery effort”, e tente em seguida clicar no ponto que encerra a frase. Se você não conseguiu ou simplesmente não quer ter o prazer de descobrir o segredo escondido, a página para a qual você será redirecionado é essa aqui.

Foto por: Reprodução

A relação entre o endereço e o seriado é até óbvia para quem assistiu à segunda temporada. Nela, a Hooli – que funciona como o “Google” no Vale do Silício fictício – cria sua própria divisão de pesquisas avançadas, nos moldes do Google X. O nome? Hooli XYZ.

O personagem Big Head, que aparece logo de cara no site, é colocado como braço direito do setor para pouco depois assumir o cargo de chefe por sua “competência”. Sua equipe fica responsável por desenvolver projetos inovadores, como um braço mecânico – que é inclusive testado em um macaco, em uma das melhores cenas da temporada – e o sistema lançado pela Hooli para concorrer no mercado com o PiedPiper.

Google agora pertence à Alphabet, holding criada pelos seus fundadores

Por meio de uma publicação em seu blog oficial, a Google anunciou que agora faz parte de uma empresa chamada “Alphabet”. É isso mesmo!Na verdade, a Gigante das Buscas não foi comprada (e quem conseguiria?), mas sim transformada em uma holding, a tal Alphabet. Com isso, essa nova empresa compreenderá a Google, a Nest, a Calico, a Fiber e vários outros negócios que a empresa criou e comprou nos últimos anos.

A marca “Google” continuará sendo a principal dessa nova holding, compreendendo todos os negócios relacionados à internet e sistemas operacionais. Ou seja, Google Search, YouTube, Gmail, Google+,Mapas e Android ainda estarão sob o mesmo guarda-chuva.

Mas afinal, por que isso aconteceu?

O que essa nova mudança pode trazer de bom para a nova holding é a liberdade de atuar em vários segmentos de mercado diferentes sem ter que atrelar o nome “Google” a tudo, que já identifica implicitamente uma empresa de internet e tecnologia em geral. Ou seja, a Alphabet vai começar do zero e poderá ter negócios muito diversificados sem comprometer a identidade de suas subsidiárias.

Basicamente significa que a Google pode construir um portfólio muito mais amplo de novos negócios sem necessariamente envolver a ‘marca Google’

Troca de CEOs

Fora essa mudança organizacional, a postagem oficial no blog da companhia explica que cada um desses negócios terá um CEO diferente, e a Alphabet será controlada pela dupla de fundadores Larry Page e Sergey Brin, sendo o primeiro o CEO da holding e o segundo o presidente.

Eles devem escolher quem vai comandar cada negócio, e a “divisão Google” já tem o seu novo chefe. Ele é Sundar Pichai que, antes de assumir o cargo de chefe executivo, estava à frente do departamento de engenharia e produtos, incluindo o Android. Page teceu vários elogios a Pichai em sua carta de anúncio da criação da Alphabet, e disse que ele será completamente capaz de levar a nova empresa adiante.

Financeiro

Ainda há poucas informações sobre quando essas mudanças vão de fato se concretizar, mas Page comentou que, quando o relatório do último trimestre fiscal deste ano for publicado, os valores e resultados já estarão separados. Além disso, as ações da atual “Google” serão todas convertidas em ações da “Alphabet” na NASDAQ.

Que diabos de site é esse?

O site da nova companhia já está no ar, “https://abc.xyz/”, e é um tanto estranho. Ao que parece, o nome Alphabet.com não estava mais disponível e/ou era muito caro. De qualquer forma, infelizmente ainda não há muita coisa na página para sanar a curiosidade de ninguém. Fique ligado no TecMundo para saber mais sobre isso.

Google anuncia reformulação histórica e cria nova empresa-mãe, Alphabet

Comandada por Sundar Pichai, Google Inc. se torna subsidiária.
Fundador da companhia, Larry Page é o presidente executivo da Alphabet.

Do G1, em São Paulo

Página 'abc.xyz', usada para anunciar a criação da Alphabet, companhia manterá os serviços de internet do Google à parte do desenvolvimento de novas tecnologias. (Foto: Reprodução/abc.xyz)Página ‘abc.xyz’, usada para anunciar a criação da Alphabet (Foto: Reprodução/abc.xyz)

O  Google anunciou nesta segunda-feira (10) uma alteração em sua estrutura corporativa, o que colocará cada área de seus negócios sob o guarda-chuva de uma nova empresa, batizada de Alphabet. (veja abaixo como fica a nova estrutura)

Esta é a maior reformulação na história da companhia desde que ela foi criada em 1998, ainda como um buscador de internet. Essa nova estrutura será introduzida em fases nos próximos meses.

 

O NOVO GOOGLE
Empresa passa por reformulação histórica

A Alphabet funcionará como uma holding para abrigar as várias divisões de negócio da empresa, que vão desde seus serviços de internet, reunidas dentro da Google Inc., a áreas mais variadas como a Calico (saúde), a Google Ventures (fundo de capital semente), a Google Capital (fundo de investimento) e a Google X (pesquisa e desenvolvimento).

Larry Page, atual presidente-executivo do Google, se tornará o CEO da Alphabet. Já Sergey Brin, o outro fundador da empresa, assumirá a presidência da companhia.

“Fundamentalmente, acreditamos que isso nos permite mais habilidade de administração, já que passamos a comandar coisas que não têm tanta relação de forma independente”, escreveu Page no blog da empresa. “O novo Google está um pouco mais magro, com as companhias que estão muito longe dos nossos produtos de internet contidos na Alphabet”.

Sundar Pichai, vice-presidente do Google para Android, apresenta novidades sobre o sistema no Google I/O 2015. (Foto: Jeff Chiu/Associated Press)Sundar Pichai é o novo presidente da Google Inc.
(Foto: Jeff Chiu/Associated Press)

Empresa dentro da empresa
Com a mudança, a Google Inc., companhia responsável pelas áreas de internet, como YouTube, buscador, Mapas, Chrome, Android, Gmail, passa a ser comandada por Sundar Pichai. Antigo vice-presidente de produtos, ele se torna o novo presidente da empresa.

Contendo os serviços responsáveis por grande parte da receita anual da companhia, que em 2014 chegou a US$ 66 bilhões, a Google se torna efetivamente uma subsidiária da Alphabet.

As demais divisões atuais da Google também passarão a ser subsidiárias da Alphabet, como a Calico (de mapeamento de código genético) e a Life Sciences (de lentes de contato para detectar diabetes).

Outra das antigas divisões alçada ao posto de empresa independente é o Google X, responsável por alguns dos projetos de maior visibilidade da companhia: o Loon, que fornece conexão à internet via balão para lugares remotos do mundo; o carro que se dirige sozinho; o celular modular, que pode ter componentes como bateria e câmera reorganizadas conforme a vontade do usuário; e os óculos inteligentes Glass.

Ações e resultados financeiros
A Alphabet Inc. substitui assim a Google Inc. como entidade na bolsa de ações. De acordo com Page, todas as ações da Google serão automaticamente convertidas para o mesmo número de ações da Alphabet, com os mesmos direitos. As duas classes de ações continuarão a ser negociadas na bolsa de ações americana Nasdaq como GOOGL e GOOG.

Os resultados da Alphabet sobre a nova estrutura serão reportados ao mercado em forma de balanço pela primeira vez em janeiro de 2016, quando serão divulgados os resultados do quarto trimestre de 2015.

Alfabeto
O endereço na internet da página da Alphabet Inc. faz uma brincadeira com o próprio nome da empresa. É o “abc.xyz”.

A url do site aproveita uma possibilidade aberta pela Corporação de Atribuição de Nomes e Números na Internet (Icann, na sigla em inglês), que permitiu, em outubro de 2013, a criação de novos domínios na internet diferentes do “.com”, “.org” e “.br”, por exemplo.

Empresa não convencional
Larry Page e Sergey Brin começaram a desenvolver o buscador on-line que viria a ser o Google em 1996, quando faziam seu doutorado na Universidade de Stanford, nos EUA. Em 1998, a empresa recebia seu primeiro investimento.

Seis anos depois, em 2004, a Google Inc. colocava sua oferta inicial de ações na bolsa de valores. “A Google não é uma companhia convencional. Nós não temos a intenção de nos tornarmos uma”, afirmou Page, citando a carta escrita pelos fundadores há 11 anos.

Reformulação do Google (Foto: Arte/G1)

Acesse: https://abc.xyz

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s