Case de Sucesso – A história da Barbearia Meu Chefe

A história da BARBEARIA MEU CHEFE deu início em 2015, quando o empreendedor Fagner Oliveira decidiu ser empresário e abrir seu próprio negócio.

Fagner Cysneiros é recifense , casado com Wanessa Cysneiros, que aos 18 anos, após o período de alistamento, teve a oportunidade de ingressar como Oficial R/2 nas forças armadas “Exército Brasileiro”. Foi uma carreira promissora porém com tempo para terminar, uma vez que esse período é limitado por lei a 7 anos. Durante esse período no exército, Fagner acostumou-se logo cedo a ter uma renda fixa, que para os padrões de mercado superava os 8 salários mínimos mensais, muito atrativo para um jovem quem não possuía um curso superior.

 

Durante o período o Fagner morou em Caicó, uma cidade no interior do Rio Grande do Norte e  ingressou na faculdade de ciências contábeis. Após 5 anos concluiu o curso formando-se em contabilidade. Investiu em um terreno e na construção de uma casa, na cidade de Caicó/RN. Porém o com o tempo Fagner percebeu que não ficaria feliz em permanecer no exército e aguardou seu tempo de exército finalizar.

 

Ao sair das forças armadas fez diversos cursos no Sebrae, e atuou com agente de orientação empresarial (AOE) por 3 meses. E nesse período percebeu que sua realização estaria em montar um negócio onde pudesse vivenciar a transformação dos seus clientes. Decidiu em investir no segmento de serviços em um nicho de mercado que está crescendo “Salão de Beleza” para homens. Fez cursos no SEBRAE e também na área de barbearia pelo SENAC, EDUK e workshops de corte de barbearia onde conheceu outros alunos que pretendiam trabalhar nesse segmento.

 

Procurou uma consultoria, elaborou um plano de negócios, fez uma pesquisa de mercado, identificou um bom lugar para o ponto comercial, e formalizou como MEI Empreendedor Individual.

 

Procurou um BNB para uma linha de empréstimo de reforma, e com seu network contratou uma arquiteta, por um preço compatível com sua realidade para desenvolver o projeto conceitual.  Percebeu que havia uma tendência para Barbearia retrô, pesquisou um case de sucesso em MG a Barbearia Seu Elias SP a barbearia Corleone e inspirou para desenvolver o conceito da Barbearia Meu Chefe.

Os clientes acomodam-se nas cadeiras e desfrutam de um momento de relaxamento por conta das toalhas mornas que fazem parte do processo de barbear, neste processo muitos clientes chegam até a dormir logo recebem toalhas mornas para relaxar pele durante o serviço.

 

Nesse conceito inovador a barbearia possui diversos atrativos e diferenciais para os clientes. Possui um ambiente agradável, climatizado, com 4 cadeiras para atendimentos simultâneos. A decoração do ambiente é uma volta ao tempo com placas dos anos 60 e 70. O espaço conta com uma mesa de sinuca pra manter o cliente mais tempo na barbearia e também com um freezer com diversos rótulos de cervejas especiais artesanais para criar um espaço de ponto de encontro adequado ao público masculino. O espaço conta com uma cafeteria Express, conceito cápsulas fácil de manusear  e disponibiliza acesso à internet wifi. E tem um espaço que pode servir de um coworking nos horários comerciais. Funciona de segunda à sábado das 9hs até às 21hs.

 

Suas fontes de receitas advém dos serviços corte, barbearia, manicure, vendas de cervejas, cafeteria, kits para barba e  cabelo, etc. Também conta com uma parceria na venda de assessórios, e uma mini bomboniére no checkout. Adquiriu uma maquineta da PagSeguro para as transações de cartão de crédito.

O empresário Fagner criou uma identidade visual própria com um designer, para a logomarca, placa. Utilizou as redes sociais Facebook, Instagram, WhataApp pra divulgação, além de inserir a Barbearia no Google Places uma vez que é importante a encontrabilidade, já que os clientes precisam vir até o local para consumir os serviços e produtos.

A Barbearia Meu Chefe está há 15 dias em funcionamento e já atendeu às expectativas do empresário, pois soube planejar, estudar o mercado, buscar informações, articular seu networking, fazer parcerias estratégicas e já possui uma noção que com 10 cortes diários mantém seu ponto de equilíbrio. Em 10 meses o empresário migrará para micro empresa pois de acordo com o planejamento ultrapassará a cota de faturamento de 60mil anuais.  O próximo passo é negociar a compra do ponto comercial, hoje alugado e futuramente criar uma rede de franquias. Link: https://www.facebook.com/barbeariameuchefe

 

Instituições e projetos que apoiaram o empresário em capacitação, consultorias e planejamento do negócio:

 

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