Papa Francisco: “Somos todos Igreja”

Papa Francisco lembra que «todos somos Igreja» e pede compromisso no testemunho cristão

O papa vincou esta quarta-feira que todos os fiéis fazem parte da Igreja, tendo pedido aos católicos que a amem como a uma mãe e se comprometam no testemunho cristão, com vista a levar o Evangelho aos extremos do mundo.

Perante dezenas de milhares de fiéis presentes na Praça de S. Pedro, no Vaticano, para a audiência geral semanal, Francisco recordou o vínculo existente entre os católicos e a Igreja, e destacou a importância do Batismo.

Excertos da intervenção:

«Uma mãe gera a vida, traz no seu ventre durante nove meses o próprio filho, e depois abre-o à vida, gerando-o. Assim é a Igreja: gera-nos na fé, por obra do Espírito Santo que a torna fecunda, como a Virgem Maria. A Igreja e a Virgem Maria são ambas mães, e o que se pode dizer da Igreja pode dizer-se também de Nossa Senhora, e o que se pode dizer de Nossa Senhora pode dizer-se da Igreja.»

FotoAP Photo/Alessandra Tarantino

«A fé é um ato pessoal: “eu creio”, eu respondo pessoalmente a Deus que se faz conhecer e quer estabelecer amizade comigo. Mas eu recebo a fé dos outros, numa família, numa comunidade que me ensina a dizer “eu creio”, “nós cremos”. Um cristão não é uma ilha! Nós não nos tornamos cristãos em laboratório, nós não nos tornamos cristãos sozinhos e com as nossas forças, mas a fé é um presente, é um dom de deus que nos é dado na Igreja e através da Igreja.»

«Quantos cristãos recordam a data do seu batismo? (…) Quantos de vós – cada um responde no seu coração – recordam a data do próprio batismo? (…) A data do baptismo é a data do nosso nascimento na Igreja, a data na qual a mãe Igreja nos deu à luz. É belo… E agora, um trabalho a fazer em casa: quando hoje regressardes a casa, procurai bem a data do vosso baptismo, (…) para a festejar, para agradecer ao Senhor por esse dom.»

FotoREUTERS/Tony Gentile

«A Igreja, como boa mãe, (…) acompanha o nosso crescimento transmitindo a Palavra de Deus, que é uma luz que nos indica o caminho da vida cristã; administrando os sacramentos. Alimenta-nos com a Eucaristia, traz-nos o perdão de Deus através do sacramento da Penitência, sustenta-nos no momento da doença com a Unção dos Doentes. A Igreja acompanha-nos em toda a nossa vida de fé, em toda a nossa vida cristã.

Podemos então fazer algumas perguntas: que relação tenho eu com a Igreja? Sinto-a como mãe que me ajuda a crescer como cristão? Participo na vida da Igreja, sinto-me parte dela? A minha relação é formal ou vital?»

FotoREUTERS/Tony Gentile

«Amamos a Igreja como se ama a própria mãe, sabendo também compreender os seus defeitos? Todas as mães têm defeitos, todos nós os temos. Mas quando se fala dos defeitos da mãe, nós protegemo-la, amamo-la… E a Igreja também tem os seus defeitos. Amo-a, como à minha mãe? Ajudamo-la a ser mais bela, mais autêntica, mais de acordo com o Senhor?»

«A Igreja não é só os padres: a Igreja somos todos. E se tu dizes que crês em Deus e não crês na Igreja, estás a dizer que não crês em ti mesmo, e esta é uma contradição. A Igreja somos todos! Todos! Daquela criança recentemente batizada que estava ali, até aos bispos, ao papa: todos. Todos somos Igreja e todos somos iguais aos olhos de Deus. Todos.»

FotoREUTERS/Tony Gentile 

«Cada um de nós pergunte-se: que faço eu para que outros possam partilhar a fé cristã? Sou fecundo na minha fé ou estou fechado? Quando repito que amo uma Igreja que não esteja fechada no seu espaço, mas capaz de sair, de se mover, mesmo com algum risco, para levar Cristo a todos, penso em todos, em mim, em ti, em cada cristão! Penso em todos. Todos participam da maternidade da Igreja, todos somos Igreja: todos; para que a luz de Cristo chegue aos extremos confins da terra. E viva a Santa Madre Igreja!»

FotoAP Photo/Alessandra Tarantino

Nota: tradução não oficial.

Sementes de Bem: https://www.facebook.com/SementesDeBem

Deixe uma resposta

